página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
   

Galeria de imagens da exposição


Comentários à exposição na imprensa

Diário de Notícias , 6 Dez. 2004 João Céu e Silva, «Os livros que mudaram a ciência»

-*-

Expresso, 18 de Dezembro de 2004-12-21, Nuno Crato, «Obras que mudaram o mundo»

“(…) É uma iniciativa notável, reveladora de um reconhecimento da cultura científica não muito frequente entre nós, pelo menos nos meios literários e das humanidades”

“(…) Poucas oportunidades há, como esta, de passar os olhos pelo melhor que a sabedoria científica e a arte tipográfica produziram naqueles anos decisivos para a revolução científica”

“(…) São 867 volumes preciosos que aqui aparecem catalogados e referenciados, precedidos de um interessantíssimo estudo de Henrique Leitão. O profissionalismo dos organizadores conseguiu transformar esta exposição num evento exemplar”

-*-

Público, 11 Dez. 2004
Ana Machado, «Livros científicos renascentistas»

-*-
 

De 2 de Novembro de 2004 até 5 de Março de 2005

Conta, Peso e Medida: A ordem matemática e a descrição física do mundo

Conta, Peso e Medida: a ordem matemática e a descrição física do mundo é uma exposição de obras antigas (dos séculos XV e XVI) sobre temas de ciências físico-matemáticas e disciplinas afins que inaugura a 2 de Dezembro de 2004, na Biblioteca Nacional, em Lisboa, e estará patente ao público até final de Fevereiro de 2005. Com a realização desta exposição a Biblioteca Nacional associa-se às comemorações de 2005, Ano Internacional da Física.

A Biblioteca Nacional preserva um valiosíssimo conjunto de livros científicos antigos entre os quais se contam algumas das mais importantes e famosas obras de ciência dos séculos XV e XVI. Esta colecção tem um excepcional interesse não apenas pelo valor intrínseco das obras em questão, mas ainda pelo facto de testemunharem um aspecto importante da vida cultural do nosso país em épocas passadas. São, por isso, livros que interessam não apenas aos especialistas (em história do livro, história da ciência ou história da cultura portuguesa), mas também ao público em geral.

A exposição que agora se apresenta ao público é o coroar de um trabalho de cerca de dois anos e meio de investigação dos fundos científicos antigos da BN. Foram examinados sistematicamente alguns milhares de obras, tendo sido seleccionados cerca de 1000, de acordo com os critérios estabelecidos. Estas obras foram cuidadosamente catalogadas – aperfeiçoando e completando catalogações anteriores – e algumas delas foram restauradas. Como resultado deste trabalho, foi preparado o Catálogo sobre O Livro Científico dos séculos XV e XVI. Ciências Físico-Matemáticas na Biblioteca Nacional, de cujo conjunto foram seleccionadas cerca de 140 obras mais representativas para formar a Exposição.

O projecto comum, exposição e catálogo, foi coordenado pelo Prof. Henrique Leitão, do Centro de História das Ciências da Universidade de Lisboa e desenvolvido pela Divisão de Reservados da Biblioteca Nacional, chefiada pela Dra. Lígia Azevedo Martins.


Horário de visita à Exposição: Dias úteis: 10h - 19h
Sábados: 10h -17h
Encerra domingos e feriados