agenda 2007 - ilustração : mostra : 1908 – Do Regicídio à ascensão do Republicanismo
ilustração : mostra : 1908 – Do Regicídio à ascensão do Republicanismo
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
     
 

18 de Fevereiro a 24 de Maio de 2008 na Sala de Referência | Entrada livre

MOSTRA BIBLIOGRÁFICA
1908 – Do Regicídio à ascensão do Republicanismo

1908 foi marcado pelo Regicídio, ocorrido em 1 de Fevereiro, o que provocou a queda da ditadura de João Franco, cujo governo tomara posse em 1906. Três dias antes, verificou-se uma tentativa de golpe revolucionário, de cariz republicano, em sequência da qual D. Carlos assinou um decreto que previa a deportação para o Ultramar daqueles que atentassem contra a segurança do Estado. D. Manuel subiu ao trono e foi empossado um novo governo, de «Acalmação», chefiado por Ferreira do Amaral, que não chegou ao final do ano, sendo substituído por Campos Henriques.

A difusão dos ideais republicanos fortaleceu-se, através da realização de numerosos comícios em várias cidades e vilas do país. Em 5 de Abril, o Partido Republicano elegeu sete deputados e em 1 de Novembro ganhou a maior câmara municipal do país – Lisboa –, elegendo todos os vereadores.

É uma «viagem» pelos principais acontecimentos de 1908 o que pode visitar nesta mostra, através das primeiras páginas de jornais e de alguns livros publicados nesse ano, como O Marquês de Bacalhoa, de António de Albuquerque, cuja principal personagem é o rei D. Carlos e que, apesar de apreendido, foi um sucesso editorial.


Horário de visita à Exposição:

Dias úteis: 10h - 19h
Sábados: 10h -17h
Encerra domingos e feriados

Mais informações através do endereço rel_publicas@bn.pt ou dos tels.:
21 798 2124 / 21 798 2428